O BLOG FAZ PARTE DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA QUE TEM COMO FINALIDADE AMPLIAR MEU CONHECIMENTO COMO EDUCADORA
Registro de Experiencia
Educando para enfrentar os desafios da difícil Sobrevivência
Levamos as turmas dos 3/ MB’s para o salão de eventos onde os mesmos assentiriam uma aula de reforço e um vídeo sobre o meio ambiente, logo após assistirmos o vídeo fizemos grupos de 5 alunos para discutirem o que aprenderam na aula e no vídeo e apresentarem aos colegas em 5 minutos cada grupo.
Ficamos surpresas com tantas informações que os mesmos assimilaram e repassaram com tanta precisão, pediram também que esse tipo de aula fosse repetido com outras temáticas, disseram que gostaram muito da metodologia aplicada, pois passar vídeo por passar não é interessante, mais quando há discussão sobre o assunto todos prestam atenção e gostam da aula, pois entende melhor o conteúdo e os conhecimentos adquiridos ficam na bagagem por muitos mais tempo.
Nós Coord. Karla Patrícia e aux. Laboratório de informática Claudia, aprendemos que é muito mais fácil aplicar e planejar uma aula, quando se utiliza os recursos tecnológicos que a escola dispõe, pois os alunos contribuem mais e as informações chegam ate eles de forma mais rápida de serem assimiladas.
Tivemos a oportunidade de contribuir com o professor regente e também de mostrar a empolgação dos alunos quando uma aula é bem planejada com esses recursos pedagógicos.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. Pág. 133 – Guia do cursista
Pág. 133 – Guia do cursista
Na fala do professor ele procura demonstra a distancia da tecnologia de nossas escolas. Dizendo que muitas crianças não tem acesso as tecnologia outras não gostam da escola porque acha que aprendem melhor na internete e que a linguagem da escola ela não vê em lugar nenhum por isso a escola parece um lugar estranho. Falando assim parece que somos avesso ao que o mundo tem a oferecer através das mídia aqui existentes e que insistimos muito ainda em nos basearmos no velho e conhecido quadro negro.
Acredito que as mudanças são constantes em nossas vidas, e nós docentes temos que estar preparados, mas também acho que não devemos desprezar os conhecimentos antigos saber ler, fazer contas e escrever bem é tão fundamental como usar bem as mídias não podemos abrir mão desses valores mas sim associa –los as mudanças que o mundo moderno no oferece e no impõem.
Essa nova realidade deve ser levada a serio realmente as crianças e também os professores pois a tecnologia pode ser maravilhosa desde que usadas com a devida atenção os detalhes que vão fazer a diferença entre o ensinar e o que não ensinar. Novas estratégias devem ser tomadas, mudar a nossa forma de ver o aluno é uma delas. É um grande desafio ajudar e cuidar do professor pois ele precisa de um reforço constante para aprender a inserir na sua vida e nas suas aula toda tecnologia oferecida hoje, desde aprimorar sua linguagem, produzir seu material didático próprio não só copiar e colar da internete, ter tempo para todo esse planejamento e também buscar estratégias para socialização de novos conhecimento com a realidade digital que eles possuem, Se é realmente isso que a educação brasileira precisa para ser melhor todos tem que abraçar essa causa e assim poderemos fazer um bom trabalho e levantar a qualidade da relação entre o professor e o aluno.
Um comentário:
Oi Karla
Acredito que a tecnologia faz parte da realidade da educação brasileira, mas ela não faz milagre. Para que ela tenha efeito é necessário inserir no contexto da escola com objetos claros e bem definidos.
Muito bem
Elisângela
Postar um comentário