O BLOG FAZ PARTE DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA QUE TEM COMO FINALIDADE AMPLIAR MEU CONHECIMENTO COMO EDUCADORA
Registro de Experiencia
Educando para enfrentar os desafios da difícil Sobrevivência
Levamos as turmas dos 3/ MB’s para o salão de eventos onde os mesmos assentiriam uma aula de reforço e um vídeo sobre o meio ambiente, logo após assistirmos o vídeo fizemos grupos de 5 alunos para discutirem o que aprenderam na aula e no vídeo e apresentarem aos colegas em 5 minutos cada grupo.
Ficamos surpresas com tantas informações que os mesmos assimilaram e repassaram com tanta precisão, pediram também que esse tipo de aula fosse repetido com outras temáticas, disseram que gostaram muito da metodologia aplicada, pois passar vídeo por passar não é interessante, mais quando há discussão sobre o assunto todos prestam atenção e gostam da aula, pois entende melhor o conteúdo e os conhecimentos adquiridos ficam na bagagem por muitos mais tempo.
Nós Coord. Karla Patrícia e aux. Laboratório de informática Claudia, aprendemos que é muito mais fácil aplicar e planejar uma aula, quando se utiliza os recursos tecnológicos que a escola dispõe, pois os alunos contribuem mais e as informações chegam ate eles de forma mais rápida de serem assimiladas.
Tivemos a oportunidade de contribuir com o professor regente e também de mostrar a empolgação dos alunos quando uma aula é bem planejada com esses recursos pedagógicos.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
conceito de curriculo e o processo de interação de tecnologias ao curriculo
O currículo é um dos mais importantes temas do panorama atual, sua intencionalidade pedagógica deve estar voltada da capacidade de pensar e de aprender, mas existe algo que deve completar e contribuir com o currículo que são as tecnologias, a interação entre os dois potencializa as mudanças na aprendizagem no ensino e na gestão em sala de aula, sabemos que esse desafio de integra –los não é uma tarefa fácil e para isso é necessário a criação de um modelo educacional que seja flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação do docente em sala, que só se darão através de posturas ousadas e flexíveis no apoio desse desafio. O desenvolvimento de projetos no âmbito curricular é uma atividade que propõe a solução de situações problemáticas a partir de ações que antevê as necessidades, não é uma atividade simples de ser concretizada e suas propostas pedagógicas requerem ações e encaminhamentos pedagógicos do professor é um processo de reconstrução da prática articulada com novas referências e concepções
Nenhum comentário:
Postar um comentário