Registro de Experiencia

Educando para enfrentar os desafios da difícil Sobrevivência

Levamos as turmas dos 3/ MB’s para o salão de eventos onde os mesmos assentiriam uma aula de reforço e um vídeo sobre o meio ambiente, logo após assistirmos o vídeo fizemos grupos de 5 alunos para discutirem o que aprenderam na aula e no vídeo e apresentarem aos colegas em 5 minutos cada grupo.

Ficamos surpresas com tantas informações que os mesmos assimilaram e repassaram com tanta precisão, pediram também que esse tipo de aula fosse repetido com outras temáticas, disseram que gostaram muito da metodologia aplicada, pois passar vídeo por passar não é interessante, mais quando há discussão sobre o assunto todos prestam atenção e gostam da aula, pois entende melhor o conteúdo e os conhecimentos adquiridos ficam na bagagem por muitos mais tempo.

Nós Coord. Karla Patrícia e aux. Laboratório de informática Claudia, aprendemos que é muito mais fácil aplicar e planejar uma aula, quando se utiliza os recursos tecnológicos que a escola dispõe, pois os alunos contribuem mais e as informações chegam ate eles de forma mais rápida de serem assimiladas.

Tivemos a oportunidade de contribuir com o professor regente e também de mostrar a empolgação dos alunos quando uma aula é bem planejada com esses recursos pedagógicos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reflexão sobre a atividade: Plano de aula – de autoria de objetivo hipermídia

Reflexão sobre a atividade: Plano de aula – de autoria de objetivo hipermídia

• Esta atividade requereu noções básicas sobre computadores Arquivos: Formatos e Tamanhos. Funções principais de programas computacionais Paint e Word com o objetivo de fornecer informações básicas sobre Microinformática, utilizando o Sistema Operacional Windows, e sobre as funções principais de programas computacionais, Paint – desenhos e Editor de textos – Word. Foi desenvolvida para melhorar o conhecimento de nosso alunos e contribuir assim para sua aprendizagem pois as boas informações precisam ser divulgadas e essa oportunidade foi muito boa.
Karla Patrícia de Aguiar Cruz

Reflexão sobre a atividade : Aula utilizando os recursos do programa TV escola

Reflexão sobre a atividade : Aula utilizando os recursos do programa TV escola

A TV escola sem dívida é uma parceira e tanto e está disponível para todos, planejar nossas atividade utilizando seus recursos só têm a contribuir para melhorar nossas aulas e com isso melhorar a aprendizagem de nossos alunos, tive uma excelente experiência ao desenvolver essa atividade pois não sabia inserir nos slides vídeos, que sem dúvida é uma coisa muito prática e achei muito bom.

Karla Patrícia de Aguiar Cruz

MEMORIAL REFLEXIVO

e-Proinfo
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Professora: Elizangela dos Santos Meneses
Aluna: Karla Patrícia de Aguiar Cruz

MENORIAL REFLEXIVO


A aprendizagem tem que ser constante em nossas vidas, nesta caminhada pela educação passei por várias experiências com acertos e erros e muitas vezes tive e tenho que refletir sobre as dificuldades e aprende a supera – lãs ainda que sofra pois as limitações na área tecnológica ainda são mintas, mas graças a Deus tenho bons companheiros colegas de profissão que ajudam e até mesmo nos incentivam a superar os problemas.
A evolução tecnológica tem estado nas escolas e cada dia mais se faz necessário se aprimorar a ela, lembro – me de quando comecei dar aula que ainda usávamos o estêncil e o quadro de giz, naquela época datilografa um exercício ou uma prova no estêncil era um luxo só, e para os professores usar giz colorido era o máximo usávamos até o ultimo pedacinho ainda que nossos dedos saísse todos roxos ou nossos rostos, cabelo e óculos cheios de pó do giz. Graças a Deus esse tempo passou para a minha realidade mas sei que isso ainda acontece em várias escolas do país onde a carência e a falta de recursos é muito grande falta tudo cadeiras, lanche e até giz.
Hoje nos deparamos na nossa regional com oportunidades de aperfeiçoamento, embora vivemos uma realidade massacrante de quarenta horas semanais de trabalho temos que fazer o possível para nos organizar e fazer cursos que irão contribuir para nossa profissão, posso dizer por mim mesma que muitas vezes não conseguir fazer as atividades no tempo determinado inclusive estou atrasada. Mas aprendi que é possível trabalhar as tecnologias tão comuns no vida secular das pessoas como o bolg por exemplo em sala de aula e que os email são excelentes instrumentos quando lidos e respondidos eu confesso que isso ainda é uma das minhas maiores dificuldades pois nem sempre é conveniente ler ou responder email no trabalho.
A organização e o planejamento é a chave para superar essas dificuldades, quando me inscrevi no curso na verdade não tinha idéia do que era teve momentos que quis desisti, mas ao longo das atividades pude aprender muito, na unidade I por exemplo pude criar um blog coisa que na verdade não pensava em fazer por conta própria, colocar o calendário,relógio, slides, vídeo, links nossa uma loucura na verdade ainda estou me aperfeiçoando.
Na unidade II conheci mais sobre Wikipédia e como fazer hipertexto e o conceito de hipermídia. Na unidade III pode ver bons vídeos no you tube e como inseri-los no slides de apresentação coisinha difícil, mas a TV escola é um excelente recurso para planejar aulas e sempre esta disponível .
Ufá chegou a unidade IV as leituras e a retrospectiva das outras atividades fizeram com que ficasse mais fácil concluir esse cronograma, onde por exemplo estou fazendo esse memorial.
Enfim o curso proporcionou boas mudanças uma delas é que a frase “ não do conta” pode ser superada e que a distancia que ainda existe em relação ao uso das tecnologias esta cada vez menor e que com a prática e o aperfeiçoamento teremos mais segurança no trabalho.
Como comentário e sugestão gostaria que cursos como esse fossem direcionados para as formações continuadas e que não fosse obrigado repor os dias em sábados já que temos uma jornada de trabalho desgastante já que essas reposições só pioram nossa qualidade de vida, além do mais nos falta um tempo específico para essas qualificações o que acaba desestimulando a participação dos professores uma vez que essas formações que são propostas pelo MEC e pela DRE parecem desvinculadas das nossa atividades parecendo mais um aperfeiçoamento pessoal e não profissional para o bem da própria escola.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

conceito de curriculo e o processo de interação de tecnologias ao curriculo

Atividade 3_conceito_curriculo_TIC_karlapatricia



O currículo é um dos mais importantes temas do panorama atual, sua intencionalidade pedagógica deve estar voltada da capacidade de pensar e de aprender, mas existe algo que deve completar e contribuir com o currículo que são as tecnologias, a interação entre os dois potencializa as mudanças na aprendizagem no ensino e na gestão em sala de aula, sabemos que esse desafio de integra –los não é uma tarefa fácil e para isso é necessário a criação de um modelo educacional que seja flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação do docente em sala, que só se darão através de posturas ousadas e flexíveis no apoio desse desafio. O desenvolvimento de projetos no âmbito curricular é uma atividade que propõe a solução de situações problemáticas a partir de ações que antevê as necessidades, não é uma atividade simples de ser concretizada e suas propostas pedagógicas requerem ações e encaminhamentos pedagógicos do professor é um processo de reconstrução da prática articulada com novas referências e concepções

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. Pág. 133 – Guia do cursista

Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.
Pág. 133 – Guia do cursista

Na fala do professor ele procura demonstra a distancia da tecnologia de nossas escolas. Dizendo que muitas crianças não tem acesso as tecnologia outras não gostam da escola porque acha que aprendem melhor na internete e que a linguagem da escola ela não vê em lugar nenhum por isso a escola parece um lugar estranho. Falando assim parece que somos avesso ao que o mundo tem a oferecer através das mídia aqui existentes e que insistimos muito ainda em nos basearmos no velho e conhecido quadro negro.

Acredito que as mudanças são constantes em nossas vidas, e nós docentes temos que estar preparados, mas também acho que não devemos desprezar os conhecimentos antigos saber ler, fazer contas e escrever bem é tão fundamental como usar bem as mídias não podemos abrir mão desses valores mas sim associa –los as mudanças que o mundo moderno no oferece e no impõem.

Essa nova realidade deve ser levada a serio realmente as crianças e também os professores pois a tecnologia pode ser maravilhosa desde que usadas com a devida atenção os detalhes que vão fazer a diferença entre o ensinar e o que não ensinar. Novas estratégias devem ser tomadas, mudar a nossa forma de ver o aluno é uma delas. É um grande desafio ajudar e cuidar do professor pois ele precisa de um reforço constante para aprender a inserir na sua vida e nas suas aula toda tecnologia oferecida hoje, desde aprimorar sua linguagem, produzir seu material didático próprio não só copiar e colar da internete, ter tempo para todo esse planejamento e também buscar estratégias para socialização de novos conhecimento com a realidade digital que eles possuem, Se é realmente isso que a educação brasileira precisa para ser melhor todos tem que abraçar essa causa e assim poderemos fazer um bom trabalho e levantar a qualidade da relação entre o professor e o aluno.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010


ENSINO MÉDIO PROF. FLORENCIO AIRES

 

Rua: Rubens pereira Reis de Andrade, nº 1146, Jardim Brasília – Porto Nacional - TO
Telefone: (63) 3363 8117 e-mail: florêncioaires@yahoo.com.br

               Plano de Aula


DISCIPLINA: Informática Básica
DOCENTE: Claudia Andrade da Cruz
AUXILIAR: Karla Patrícia
SÚMULA: Noções básicas sobre computadores Arquivos: Formatos e Tamanhos. Funções principais de programas computacionais  Paint e Word
OBJETIVO: Fornecer informações básicas sobre Microinformática, utilizando o Sistema Operacional Windows, e sobre as funções principais de programas computacionais, Paint – desenhos e Editor de textos – Word.  Será nosso trabalho ensinar técnicas e habilidades necessárias para o
acesso à educação continuada, isto é, a informação, de modo que possa tornar
– se uma ferramenta útil para o seu trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Levar conhecimentos de informática ao público alvo de modo que possa tornar-se uma ferramenta útil para a sua formação pessoal;
  • Apresentar um conjunto de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento das atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso;

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: Aulas teórica e práticas, todas no Laboratório de Informática do CEM Prof. Florêncio Aires, com aplicações práticas, em forma de exercícios, e atendimento individualizado, sendo um por micro. Também com exposição em datashow dos conteúdos abordados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Informática básica
Paint
  • como ligar e desligar corretamente um computador,
  • aparência do Programa e suas utilidades,
  •  conhecendo a barra de tarefas,
  • área de trabalho,
  •  utilidade de cada uma das ferramentas e utilização das mesmas na pratica de desenhar,
  •  como criar uma pasta no computador,
  •   salvar um arquivo,
  • abrir um arquivo,
  • duplicar um objeto,

Word
  • como ligar e desligar corretamente um computador,
  • criação de textos,
  • conhecendo a barra de tarefas e menus e botões de sair, minimizar e maximizar,
  •  salvar um arquivo,
  • abrir um arquivo,
  • configurar a pagina,
  • formatação,
  • numeração de paginas,
  • cabeçalho e rodapé,
  • copiar e colar,
  • inserir clip art no texto,
  • inserir figura
  • inserir wordart,
  • tabela
  • imprimir
O QUE É OFERECIDO PELA ESCOLA

  • um laboratório de Informática espaço físico,
  • dez computadores;
  • uma impressora;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • datashow,
  • ar condicionado;
  • banheiros;
  • certificado.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será feita continuamente, por meio de exercícios que devem ser resolvidos ao longo do curso. Será avaliado também pela participação e assiduidade do cursistas.

Avaliação
O ensino não consiste apenas na exposição do aluno a situações de aprendizagem e apresentação de conhecimentos específicos, mas também em um acompanhamento do processo de aprendizagem do mesmo.
Desta maneira, a cada etapa será avaliado individual e em grupo, para tanto foram definidos alguns critérios de avaliação que servirão como guia para a construção do processo de avaliação do rendimento (necessariamente contínuo e cumulativo, como é o próprio
processo de ensino e aprendizagem do presente curso).
Instrumentos de Avaliação
· Participação em sala de aula, resolução e entrega de exercícios em aula - Pontos: 2 pontos
· Trabalho prático individual - Pontos: 2 pontos
· Avaliação Individual no final -Pontos: 6 pontos



Claudia Andrade da Cruz

Porto Nacional, maio de 2010.
Recursos de Apoio

terça-feira, 8 de junho de 2010


O que é hipertexto?


Para entender o que é um hipertexto tive que ler suas definições, pois realmente não sabia seu significado e no começo achei até que não conseguiria fazer esta atividade, mas percebi que já tinha lido vários hipertextos, pois se tratava de um texto com links e que sua função é oferecer informações a fim de complementar o texto original. Na verdade são informações extras que estão ocultas no texto original e que para se  ter acesso a elas  basta clicar no link.
O link realmente se trata de uma ferramenta muito interessante que valoriza o espaço do texto assegurando ao leitor conceitos definidos que poderiam não ser bem colocados no texto principal, mas alem de conceitos pode se inserir também figuras, gráficos e sons, tudo para enriquecer o texto, formando uma rede de acessos disponibilizando em um único texto informações interdisciplinares ligando assim várias disciplinas.
Para mim foi e esta sendo uma experiência nova e rica, pois na verdade não tinha o costume de observar tantos aplicativos que o mundo digital oferece e que trabalhados de forma correta com certeza vão contribuir muito para melhorar o desempenho dos educadores os auxiliado em sala de aula. O mundo digital está mais próximo de nossos alunos do que de nós e é necessário procurarmos o equilíbrio, pois dessa forma facilitará a comunicação entre professores e alunos contribuindo assim para alcançarmos um nível de educação mais avançado com participação em massa dos nossos alunos nas atividades melhorando dessa forma o aprendizado que é o que almejamos.

Karla Patrícia de A. Cruz

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem Sou Como Professor aprendiz?




As descobertas do passado e a perspectiva do futuro fazem com que nossa atual sociedade tenha vários campos para ser explorado, e esse desejo de conhecimento e de aprendizado de coisas novas deve partir de mim e de nós como educadores ate nossos alunos, para que eles aprendam a utilizar todos os recursos pedagógicos e explorar suas mentes, isso se da a partir de prática interativas que abordam tanto a prática como a teoria, essa interação faz também com que eu possa aprender tanto na sala com os alunos e com os colegas de profissão proporcionando mudanças para adicionar novos conhecimentos que já deram certos ou experiências que devem evitadas sem receios pois ate no erro posso aprender ser melhor.
O ato de ouvir faz com que sejamos confrontados, pois a realidade é esclarecida e se tornam uma pratica que nos leva a explorar melhor o conhecimento de novas idéias. Posso assim aprender tanto com alunos como com colegas de trabalho, ainda que tenha que fazer mudanças, pois sei que são necessários, afinal lidamos com um público que muda a cada ano, e sabemos que a prática aplicada com um muitas vezes não da certo com outros.
O fato de fazer mudanças não deve trazer receios nem desconfortos pois elas são reais e devem ser vivenciadas ate se encontrar uma maneira de melhor trabalhar e de alcançar os objetivos de despertar o conhecimento em nossos alunos, para que possam se preparar para o mercado de trabalho e para a era digital.